rastros dos que aqui estiveram...

Quem sou eu

Minha foto
Eu sou uma pessoa que insiste em coisas que já deviam ter findado, Tenho um limite muito largo e um pavio infinitamente curto.

Com quem colar os cacos...

Filmes pra bulir com a alma...

  • NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS
  • DANÇANDO NO ESCURO
  • SR. DAS MOSCAS
  • ESTAMIRA

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ontem fui a manifestação Por conta do Acidente que envolveu a Ciclista Patricia Dalva e tirou sua vida.Ela não é a única, nessa mesma semana um Sr. foi arrastado por um motorista bebâdo.
Tantos casos , é assustador.
Fica em mim ecoando a pergunta - O que podemos fazer por uma cidade mais humana ????
Divido aqui palavras de Xico Aragão que e fazem pensar sobre essas e outras questões.

Em 4 de maio de 2010 10:01, Francisco Aragão escreveu:

A luta é por consciência coletiva e não por vias exclusivas.

Veja só:

Temos algumas ciclovias na cidade e ninguém as utiliza.

É como se não existissem. A violência é nas bicicletas, nas motocicletas, em todas as praças e em todas as vias. Aqueles que trafegam de ônibus são vítimas de assaltos diariamente. Os motoristas de táxi reclamam por mais segurança. Os pedestres querem mais ronda do quarteirão. O medo atinge todas as modalidades. Andar a pé no interior dos “shoppings” desde que você esteja de olho nos seus filhos e sempre próximo deles. Não se trata de querer vias exclusivas para atender meu sonho de cidade. A cidade está dentro de cada um assim como o medo. O mito urbano do dentro e do fora, do público e do privado faz pensar na necessidade de mais ciclovias. E as tais janelas de passagem substituídas pela imagem eletrônica a qual você se refere, não atinge a todos da mesma forma nem tão pouco promove uma consciência sobre a necessidade de busca por lugares de encontro. O mito da ameaça e do controle sobre os lugares reforça o sonho de ordenamento, de normatização. Falamos mais pela internet e nos “encontramos” mais vezes nos programas de TV.

Duas vezes na mesma semana no cena pública.

Com a TV perdemos a consciência do encontro com o outro. Sem compartilhar ou discordar da opinião do outro; Acreditamos que temos a mesma opinião sobre grandes temas e sobre temas cotidianos. O dentro e o fora, o público e o privado nos apavora ainda mais. O IBOPE determina a grade de programação e de temas a serem falsamente discutidos e refletidos. Constroem-se novos mitos e disputas: algumas vezes com aquela preocupação ambiental, algumas outras com apelos sociais. O problema que Virilio coloca é que “tudo ocorre no mesmo lugar e ao mesmo tempo” na cidade contemporânea. O lugar do trabalho e o lugar do ócio se fundem. O tempo da alegria e do medo são o mesmo tempo. O real e o sonho é negado a quase todos. Mas precisa ser cobrado de cada indivíduo em contato permanente com o outro. Ou seja, no ambiente coletivo. Não temos mais esse lugar e enviamos E-mails em vias exclusivas de acessos.


Xico Aragão

Um comentário:

  1. Nossas bicicletas estavam enferrujando, e há uns vinte dias mandei dar um trato nelas numa loja aqui perto que promove passeios ciclísticos às terças e quintas. Eu e Di enferrujadíssimos também, nos arriscamos na empreitada, loucos pra sair do sedentarismo pois chegamos a ser bem assíduos na época dos LIGHT BIKERS. Foi bem pesado o roteiro que fizemos, pros lados do aeroporto. Como o grupo era pequeno, era bem perigoso cruzar certos trechos, subir em viadutos, atravessar BR, tudo com os batedores aos berros, nos "guiando" como professoras de aeróbica, aquela incitação insuportável para irmos mais rápido, pela direita, colaborar etc. UM SACO! Enfim, ficamos uma semana meio quebrados e fiquei sabendo dias depois desse acidente que vitimou a moça. Tão desanimador o estado de nossas ruas,a pavimentação ordinária que é ruim tanto para pedestres, motoristas, ciclistas, motociclistas... As reflexões levantadas por você e pelo Xico são imensamente válidas, e sinto muita saudade dos tempos tranquilos das calóis e da tranquilidade que tínhamos em explorar as ruas e calçadas sobre duas rodas!
    Beijos

    ResponderExcluir