rastros dos que aqui estiveram...

Quem sou eu

Minha foto
Eu sou uma pessoa que insiste em coisas que já deviam ter findado, Tenho um limite muito largo e um pavio infinitamente curto.

Com quem colar os cacos...

Filmes pra bulir com a alma...

  • NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS
  • DANÇANDO NO ESCURO
  • SR. DAS MOSCAS
  • ESTAMIRA

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Salve ,Salve!!!!Pátria Amada BRASIL!!!!!

Gosto Muito de Feriado assim num dia solto-Terça-feira.Cara de Domingo sem ser, silêncio, rua vazia,nada de telefonemas a fazer, a receber.Monte de coisinhas pra fazer e você escolhe fazer nada . Bom demais!!!!
Agora lavando a louça com um sabão que adoro-ECONÔMICO, me veio um monte de lembranças:Cheiro de roupa limpíssima lavada pela D. Nina , uma senhora que lavou roupa na casa de minha mãe durante anos.Adoro a D. Nina, saudade do seu sorriso meigo e tímido, do seu abraço brusco,sem dar sinal de abraço.
Pronto :decidido-Vou procurar a D. Nina, quero lhe dar um abraço.
D. Nina é uma Brasileira das mais típicas - veio do nada, saída da miséria do interior ,buscando uma vida melhor na Capital, morou a vida inteira na periferia, trabalhou duro de Sol a Sol, e conseguiu comprar sua casinha ,se aposentou, criou os filhos com dignidade,todos são do lado do bem. Lembro que D. Nina votou no Lula ,O Brasil melhorou pra ela.
D.Nina é um exemplo para o Brasil - sobreviveu , cresceu, e tem sua dignidade.
"Verás que um filho teu não foge a luta"
Desde ontem me emociono ao cantar ou escrever o Hino do Brasil.
Gosto demais da letra do Hino, forte poesia, cheia de frase bem acabadas , fortes , a nossa cara.
Adoro cantar o Hino aos berros com a mão no peito. Acredito no Brasil,Gosto do Brasil.
Ontem numa escola que dei aula substituindo um amigo, cantei com as crianças, vendo nossa Bandeira ser hasteada. todos com a mãozinha no coração.Lembrei da minha infância no 7 de Setembro- Prof Gondim nos ensinando a Poesia contida em nosso Hino, aprendi a amar a letra, a respeitar a poesia,a cantar com fervor nessas aulas.Onde andará o Prof Gondim ???? Lembro das tentativas de decorar a difícil letra do Hino, a procura de significados para as palavras nunca vistas:
Labáro
Fúlgidos
Impávidos
Colosso
Fulguras
Por algum tempo desejei usar essas palavras em frases, confesso que não consegui.Mas,procurei os significados e magicamente o Hino foi se tornando cada vez mais bonito aos meus olhos.
Ontem me perguntei ao ver as crianças cantando:A onde nasce a nossa noção de civilidade, de patriotismo ??
Como se vai construindo isso ao longo da vida ?
Esse ano cantei o Hino Nacional na II Conferência Nacional de Cultural,no Teatro Nacional ,junto com o Presidente da República - Lula.
Nossa!!!!Que emoção!!!!
Olhei para o lado e uma senhora chorava como eu. Para o outro lado e um rapaz bem jovem , também chorava.
Nunca pensei em viver isso,ouvir o presidente fazendo um discurso para as pessoas da Cultura, e eu estava lá, me senti de fato e de direito uma cidadã Brasileira.Um governo que também é feito para mim.
Não tive vergonha de chorar,fiquei tão comovida e encantada com o discurso do Presidente - Um Homem simples e sábio ,falando para os seus ,sem distâncias, sem pompas e sem circunstâncias,um Brasileiro como eu, como a D. Nina, vindo dos mesmos lugares, com inquietações semelhantes.
Para mim esse é o Brasil do nosso Hino.
No Dia da Independência do Brasil desejo a todos nós Um Brasil melhor , mais digno do nosso Povo, do nosso Hino.
Ó Patria Amada!!!!Salve,Salve Brasil!!!!!!

Silvia Moura

Um comentário:

  1. imagino a sua emoção, nossadev ter sifo lindo mesmo! O lula grande presidente, qrande homem!

    ResponderExcluir